domingo, 17 de agosto de 2008

Insólito

www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080816/not_imp224871,0.php

Ok ok, sei que ninguém vai ler essa notícia, alguns por vir do "Estadão", outros por pura falta de vontade, então explico aqui o que diabos é ela e pq coloquei o link aqui.
Antes de ser uma notícia, essa é uma coluna, do meu escritor favorito, Marcelo Rubens Paiva (os livros desse cara influenciaram minha adolescência, desde antes de eu ser adolescente rsrs). Basicamente ele fala, nessa crônica, sobre taxis adaptados para cadeirantes e, no final faz um questionamento crucial:
"O problema é quem fiscalizará o serviço por aqui. Há muitos interesses em jogo. E o senhor sabe muito bem: quem mais emperra as iniciativas para o bem comum são grupos estabelecidos dentro da própria Prefeitura. Uma licença de táxi em São Paulo custa em média R$ 80 mil; do ponto de Congonhas, custa R$ 250 mil. A iniciativa é para servir a taxistas ou cadeirantes?"
Antes disso ele comenta que a SMT (Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo) deu uma "boicotada" nos ônibus adaptados para cadeirantes, que já vem com piso central rebaixado.
Confesso que já ofendi muito a mãe de quem projetou esses ônibus, pq sou estabanada e várias vezes eu levei quase tombos neles, principalmente com malas pesadas, mas entendo a importância e a praticidade desse ônibus, onde ao invés de uma plataforma meio complicada de operar, simplesmente o cobrador abaixa manualmente uma rampinha pro cadeirante entrar no ônibus.
Pensando nisso foi que eu me toquei de algumas coisas estranhas sobre a minha cidade [Jacareí], aqui desde 2004 (se não me falha a memória) temos ônibus adaptados para cadeirantes, mas era somente numa linha, a do meu bairro, que graças aos céus, cruza a cidade, somente ano passado eles ampliaram a utilização desses ônibus pra mais três ou quatro linhas, mas aqui é o único lugar do universo em que, mesmo se o ônibus estiver tão lotado que o pessoal está saindo pela janela, ninguém abre a porta de cadeirante (que fica no meio do veículo) pro passageiro descer.
Ano passado a empresa que liga Jacareí a São José dos Campos implantou ônibus adaptados também, o que já não era sem tempo! Neles, sempre que é necessário, o motorista abre a porta do meio [por onde os cadeirantes entram e saem] para qqr passageiro. Dentro de São José também tem alguns ônibus adaptados e os motoristas também abrem a porta do meio qd necessário.
Lá em São Paulo é mega comum abrir a porta de cadeirante, na verdade, em alguns ônibus (principalmente esse da rampinha) ela é a única existente. Na USP, os circulares adaptados abrem todas as portas (isso se o motorista parar pra vc entrar hehe)
Agora alguém pode me explicar pq maldito motivo aqui isso não acontece???
Também, do que é que eu tô reclamando? Essa cidade é tão boa que até o prefeito mora na cidade vizinha ¬¬* [sério mesmo]

Nenhum comentário: