quinta-feira, 29 de novembro de 2007

As coisas continuam as mesmas

Época de eleição aqui na universidade, mas agora uma eleição mais brava, pro DCE (Diretório Central dos Estudantes), então a situação está mais...quente, vamos assim dizer.
Aqui na história não dá pra ir pra aula sem ser abordado por umas três chapas diferentes tentando te vender o peixe delas, quase te coagindo a votar. Honestamente isso é um saco. Tudo bem a panfletagem, acho isso necessário, senão nem saberiamos em quem votar, mas esse lance deles ficarem ali toda hora te perguntando "já votou" e falando "vote em nossa chapa", já deu na minha paciência!
No final todos tem alguma filiação ou participação de algum partido, a grande maioria de esquerda e, quem quer que seja eleito, vai transformar o DCE numa arma política. Isso é visível em algumas campanhas partidárias, como a da chapa apoiada pelo PSTU, se não fossem os cofres do partido dificilmente uma chapa formada por estudantes teria conseguido distribuir tantos panfletos, fazer tantos cartazes e distribuir tantos adesivos, o que mais me indigna é que esse pessoal nem ao menos tem a decência de colocar em seus panfletos "Somos do PSTU", honestamente, eu não sou nada fã do PCO (Partido da Causa Operária), mas pelo menos o pessoal deles já vem avisando quem são e a quem são filiados e os menos informados sobre a campanha ficam mais esclarecidos.
Todas as chapas tem um partido, ou pelo menos são identificáveis como filiadas a algum movimento...bom, pelo menos assim fica fácil explicar pro pessoal quem é quem na votação.

Reproduzindo um diálogo meu com um amigo, com as mãos cheias de panfletos das chapas, ontem antes da aula do noturno (na verdade tem um pouco de um diálogo posterior a aula também):
"Essa chapa aqui ó!"
"Que que tem?"
"Filiada ao PSTU, essa outra aqui ao PSOL, essa ao PT e essa é a do pessoal do MNN"
"MNN?!"
"Movimento da Negação da Negação"
"Ah!"
"E qual é a da atual gestão?"
"Essa daqui, daquela garota que veio aqui, maior sotaque de carioca sabe?"
"Ah! Sei...e eles fizeram uma boa gestão?"
"Bom...isso depende do ponto de vista né? Porque eles foram contra a ocupação da reitoria e tals..."
"Entendi..."

Pelo menos agora ele sabe em quem vai acabar votando!
Eu? Já decidi meu voto, é como me disse o Gui ontem "nenhuma dessas chapas me representa, mas vou votar na menos pior", ultimamente na política essa é a única salvação e se é verdade que esse pessoal que está aqui hoje vai disputar os cargos políticos do futuro, essa vai ser a realidade por muito tempo ainda...

Um comentário:

Unknown disse...

ai gente, acho essa historia de DCE, chapa, votação um pé no saco.... Tbm nao tenho a minima paciencia!